segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto: Valorizando o Mundo com o 3ºA

Queridos(as),
Vamos dar continuidade ao nosso projeto? Cada criança deverá entrevistar um ou mais adultos e pedir que respondam à pergunta:
- Por que consumimos bem mais do que precisamos?
As respostas poderão ser postadas aqui no Blog ou enviadas por escrito para a sala de aula.
Bom trabalho!

18 comentários:

  1. Eu sou a avó da Ana, considero que a mídia,contribui para o excesso de consumismo,muita propagandas, muitas lojas,ao vermos desperta a vontade de ter, ter sempre mais...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada D. Delza pela participação da senhora em nosso projeto.
    Um abraço,
    ana Paula.

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou a avó da Ana Rocha, acredito que o consumismo é influenciado pela mídia,atraves de propagandas,ao vermos desperta a vontade de ter, ter sempre mais...

    ResponderExcluir
  4. Oi sou Sergio pai da Beatriz. Consumimos mais do que precisamos por que a nossa sociedade valoriza mais o ter que o ser. Somos julgados pelo que temos.Somos bombardeados diariamente por propagandas que nos oferecem produtos que não precisamos,mas que nos são apresentados como se fossem essenciais para nossa felicidade. Vamos passar a ter menos coisas e valorizar mais as pessoas?

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela participação Sérgio!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  6. Eloah - mãe da Rafaela19 de abril de 2011 às 17:50

    Ainda é muito difícil para o ser humano perceber o que é necessário e o que é acessório. Assim, acabamos consumindo de forma errada, ou seja, contra os interesses ecológicos do planeta.
    É fato que muitas pessoas até estão tentando mudar essa realidade destrutiva, na medida em que pensam melhor antes de consumir simplesmente.
    Todavia, o bombardeio de propaganda e ofertas leva às compras. Não porque é necessário, e sim porque ao entrar nas lojas os produtos estão na nossa frente, sendo apresentados como “ofertas imperdíveis”.
    É ainda mais difícil quando estamos com crianças. Os olhos chegam a brilhar diante de tanta oferta.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pela participação Eloah!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Sou Luziânia mãe do Bruno. Penso que as pessoas consomem bem mais do que precisa devido a vários fatores como: Propagandas, influência do sistema capitalista em que estamos inseridos, competição, necessidade de auto-afirmação,ofertas imperdíveis, porque o colega adquiriu aquele produto, para serem aceitos e acolhidos em um grupo enfim, o consumismo acaba sendo para proporcionar um "destaque" dentro de uma sociedade.

    ResponderExcluir
  9. Cintia-mãe do Lucas20 de abril de 2011 às 16:15

    Consumimos mais do que precisamos porque a vontade de se ter alguma coisa é quase sempre maior do que a real necessidade. Acho que existem vários fatores que contribuem para o aumento do consumo, entre eles estão: as propagandas, o acesso fácil a muitas lojas em um só lugar (shopping center), vitrines chamativas e até mesmo a facilidade das compras pela internet.

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana Paula, é o Paulo Cesar, pai da Camila. Na minha opinião, infelizmente o ser humano, de uma forma geral, valoriza mais o ter do que o ser. Na verdade, precisamos de muito pouco para viver e sermos felizes. A felicidade verdadeira consiste em estarmos ao lado das pessoas que amamos e amarmos a todos verdadeiramente. Acontece que muitos buscam essa verdadeira felicidade em bens materiais. E aí consomem, consomem, consomem... Num processo sem limites. Peço a Deus que dê a nós pais sabedoria para ensinarmos a nossos amados filhos a valorizarem o ser em vez do ter, dando sempre graças a Deus pelos bens materiais que ele nos confiar. Beijos a todos, Paulo Cesar.

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Cintia e Luziânia pela participação!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  12. Olá, sou Ernane, pai do Lucas. Entendo que consumimos em demasia porque vivemos em uma sociedade capitalista. O setor comercial patrocina muitas festas (todo mês há uma "data festiva") e há várias propagandas sobre o tema.
    Grande parte da população está valorizando mais o ter (comprar, comprar, comprar...) em detrimento do ser.
    Há, ainda, os que têm compulsão´para compras. E como existem algumas falsas facilidades (Ex: cartão de crédito) compram sem necessidade alguma.
    É o que eu penso.

    Abraços a todos,

    Ernane

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pela participação Ernane!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  14. Olá Ana Paula , aqui e o Frederico, pai da Isadora Barone.

    No meu entender, o consumismo que vemos hoje é fruto de nossa falta de orientação, enquanto sociedade, para o que é realmente importante.

    Nossa desorientação, alimentada por constantes bombardeios da mídia levam a um consumo exagerado, tentando suprir um vácuo emocional deixado pela falta de objetivos globais enquanto parte da sociedade. Como não temos uma grande meta, como quando do projeto de levar o homem a lua ou a construção de Brasíla, fazemos a única coisa que a sociedade inteira nos pede; Consumir tudo, de tudo e cada vez mais...

    ResponderExcluir
  15. Ana Carolina -Mae da Bruna25 de abril de 2011 às 18:18

    Porque somos seres humanos, seres insaciáveis, onde ao satisfazermos uma necessidade ou vontade,logo em seguida já estamos querendo satisfazer outra.É esta busca pela satisfação de nossos desejos,que move nossas vidas.

    ResponderExcluir
  16. Obrigada pela participação!
    Ana Paula.

    ResponderExcluir
  17. Ana Paula, você disse que ia colocar jogos, lembra? Estou esperando,viu? Bruno

    ResponderExcluir
  18. Pode aguardar Bruno, em breve colocarei!
    Ana Paula

    ResponderExcluir